News


Juiz é reconhecido por práticas inovadoras na área de falências e recuperações judiciais

16 de agosto de 2018

Daniel Carnio Costa, juiz da 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo, recebeu na segunda-feira (13/8) o Prêmio Jurista do Ano, conferido pela OEB (Ordem dos Economistas do Brasil) em parceria com o Corecon-SP (Conselho Regional de Economia de São Paulo). A premiação reconhece profissionais de áreas diversas à economia, cujas práticas beneficiam o ambiente econômico.

Costa recebeu o prêmio por implementar práticas inovadoras em processos de recuperação judicial que privilegiam aspectos sociais e econômicos. “Esse prêmio significa muito para mim e para o Tribunal de Justiça de São Paulo porque representa o reconhecimento dos bons resultados obtidos com a aplicação de novas teorias na área de recuperações judiciais”, afirmou Costa em seu discurso de agradecimento.

Entre as práticas introduzidas pelo magistrado estão a perícia prévia, a fim de evitar que empresas fictícias fraudem credores; a distribuição do ônus, fase em que o juiz monitora para que a negociação ocorra em termos equilibrados entre credores e devedores; e medidas que permitem o controle judicial do plano.
Fonte: APAMAGIS